English | Português | Español | Français | Deutsch | Русский


Capítulo 3: Requisitos Administrativos


De todas as responsabilidades de um membro da equipa de transporte, a mais importante é MANTER A CALMA. As situações de emergência são melhor tratadas por pessoas que são calmas e bem organizadas. Isso é particularmente importante para suspensões criogénicas. Tenha em mente que as respostas dos administradores hospitalares e médicos, legistas ou seus representantes, e todos os outros profissionais com os quais uma equipa de transporte entra em contacto, dependem em grande parte da conduta e profissionalismo demonstrado pelos membros da equipa de transporte. Muitos desses profissionais podem ter o controlo de um paciente Alcor antes, durante ou após o pronunciamento da morte legal. Os membros da equipa de transporte raramente têm tido obstáculos na libertação de um paciente Alcor quando estes profissionais recebem explicações claras e calmas dos objectivos de transporte, procedimentos e requisitos da parte da equipa de transporte.

É geralmente mais fácil selecionar um curso específico de acção quando as informações sobre a situação específica estiverem disponíveis. Um membro da equipa deve estar preparado não só para reunir informações sobre a condição do paciente e prognóstico, mas também para fornecer informações pertinentes ao pessoal do hospital e outros profissionais envolvidos no cuidado do paciente, a fim de facilitar a sua cooperação ou não-interferência.

Os principais objectivos de informação para as situações que um membro da equipa de transporte vai encontrar incluem: tranquilizar a família do paciente e amigos, oferecendo explicações claras sobre os efeitos de uma suspensão criogénica e transporte, fornecimento de informações e instruções para os profissionais com a custódia do paciente, e manter informada a sede da Alcor de quaisquer alterações significativas. Para ajudar os membros da equipa com a recolha de informação relevante sobre a situação do paciente, um questionário de Informação de Emergência foi desenvolvido e deve ser usado durante um transporte. No preenchimento deste formulário, o médico do paciente ou enfermeiro, familiares ou amigos podem ter informações úteis. Geralmente, os profissionais estão dispostos a colaborar (ou pelo menos não interferem) com o regime de suspensão criogénica de um cliente Alcor, se forem tratados de forma aberta e honesta.

'Normalmente' não significa 'sempre'. Os responsáveis do paciente podem ser agressivos, hostis, e não cooperativos. A Alcor tem autoridade legal para aceitar a guarda do paciente, mas só depois do pronunciamento da morte. Ganhar acesso antes dessa altura vai melhorar o transporte e, portanto, em momentos como este, um membro da equipa de transporte terá de utilizar todas as reservas disponíveis de paciência, racionalidade e auto-controle para obter acesso ao paciente. Porém, este livro irá examinar algumas estratégias básicas para lidar com tais situações, cobertura em profundidade está actualmente para além do seu âmbito. Informação adicional está disponível na Sede da Alcor.
 

Questionário de Informação de Emergência da Alcor

Introdução

Informações Gerais
Data de chamada:
Hora da chamada:
Nome e número Alcor do paciente:
Localização do paciente (incluindo o número da sala):
Médico: 
O paciente vai ser transferido desta localização em algum momento? 
Se sim, qual será o novo local?
Quais são o nome, localização, informações de contato e relacionamento (com o paciente) da pessoa que está a ligar?
Algum dos parentes do paciente está presente?

Informação Médica

Qual é a condição actual do paciente e prognóstico?
Peso:
Temp (C):
Está consciente?
Morte legal pronunciada?
...( Se Sim, forneça mais informações)
Teve cirurgia torácica ou abdominal?
Alguma vez foi diagnosticado ou tratado de artereosclerose?
 Alguma vez foi diagnosticado com uma doença contagiosa?

Se a morte legal foi pronunciada:
Hora do pronunciamento:
Data de pronunciamento:
Causas da morte:
Última temp gravada:
Foi utilizado gelo para arrefecer?
Haverá, ou houve, uma autópsia?
Em caso afirmativo, quando e onde?
Houve um embalsamamento?
Em caso afirmativo, quando e onde?

Notas adicionais:


Responsabilidades de um Membro da Equipa de Transporte

A certificação de um membro da equipa de transporte exige um curso de formação da Alcor e passar todos os exames práticos e escritos. Após a formação inicial, a experiência em transportes e suspensões é essencial para manter as habilidades afinadas.

As credenciais são emitidas a todos os membros da equipa de transporte certificados que estão autorizados a agir em nome da Alcor, Life Extension Foundation. Um membro da equipa é autorizado a aceitar a custódia dos restos mortais do paciente após o pronunciamento da morte jurídica, a fim de cumprir as obrigações contratuais dos serviços de suspensão criogénica. Ao aceitar os restos humanos, um membro da equipa de transporte autorizado é um representante Alcor e pode invocar o status da Alcor de ser sem fins lucrativos, e o status de isenção fiscal ou a sua classificação como uma organização educacional e científica, se necessário. Esta autoridade só é concedida a membros da equipa de transporte para ser usada durante a suspensão criogênica e emergências que envolvam clientes de Alcor.

Uma vez que um membro da equipa tenha garantido a libertação de um paciente, após o pronunciamento, a equipa está autorizada a implementar o protocolo de transporte adequado, incluindo mas não limitado a: arrefecimento do paciente através de todos os métodos disponíveis, dando suporte cardiopulmonar através da aplicação de equipamentos de estabilização e da administração de medicação; transportar o paciente para um local apropriado para fazer a substituição do sangue; e preparar o paciente para ser enviado para as instalações onde vai ser feita a perfusão crioprotectora.

Um membro da equipa certificada de transporte tem o poder de representar Alcor durante as negociações com hospitais e outras instituições profissionais a fim de obter o seu apoio e cooperação. Isto inclui as negociações de subcontratos para satisfazer as exigências da estabilização (como por exemplo com um agente funerário para a utilização das suas instalações e competências). Os membros da equipa podem executar todas as formalidades legais necessárias para garantir a libertação atempada do paciente, dentro da estrutura existente de cada estado e regulamentos federais.

Para além do referido, é imperativo que os membros da equipa permaneçam em contacto consistente com a sede da Alcor durante o processo de transporte. A comunicação telefónica periódica é aceitável, e alguns técnicos também podem levar um dispositivo (como um pager) para que possam ser imediatamente notificados para entrar em contato com a Alcor. A resposta adequada a uma das emergência da Alcor é discutida numa seção posterior deste capítulo (ver o Processo
On-Call).

A revogação desta autoridade para agir em nome da Alcor e do seu Conselho de Administração poderá ocorrer por decisão conjunta do presidente e do Gerenciador de Serviços de Suspensão, por razões que podem incluir, mas não estão limitados a: interrupção de membro da Alcor, descumprimento de deveres, negligência deliberada, tentativa deliberada de sabotar a eficácia de uma suspensão criogénica, ou falha na manutenção de capacidades técnicas ou de formação.


Apoio Central

A Sede da Alcor geralmente notifica o coordenador de transporte local (o indivíduo que possua o equipamento de transporte para a área, ou de outra autoridade designada) da existência de uma iminente suspensão criogênica, e não o contrário. Este é o sentido usual para o fluxo de informações. A maioria dos pacientes vai ser notificado diretamente
pela Alcor, ou o sistema da Alcor de alerta médico será activado através de alguém que veja a pulseira ou o colar usado pelos clientes de suspensão (e ligue para a Alcor). Outra fonte provável para a ativação do sistema de alerta médico é o cartão da carteira, indicando a participação dos clientes num programa de doação anatômica.

Mal o coordenador de transporte local seja notificado, a Alcor continuará a apoiar, através da coordenação de pessoal, serviços e fornecimentos, tal como a situação o exiga. É da responsabilidade do coordenador de transporte local garantir que a Sede da Alcor é informada da situação em curso.


Processo On-Call

Os membros da equipa de transporte da Alcor devem estar de plantão a todos os momentos. Para aqueles que têm um dispositivo de pager, este deverá estar operacional a toda a hora. Um teste simples pode garantir a função de um dispositivo de pager: enviar uma mensagem a si mesmo. Se a mensagem não passar depois de várias tentativas, e não ouver nenhuma leitura digital na tela, as baterias provavelmente precisarão de ser substituídas. A maioria dos pagers usa baterias AA. Se o pager se mantiver não funcional após a substituição das baterias, a sede da Alcor deve ser notificada da situação e arranjar um protocolo para manter uma comunicação regular.


Aqueles que andam com pagers são obrigados a responder a qualquer "pager" da sede da Alcor, vindo dos números (602) 922-9013 ou (800) 367-2228 que aparecerá no ecrã. Durante uma suspensão criogénica inesperada, mesmo um atraso de alguns minutos na resposta pode ter consequências devastadoras. Para ajudar a esclarecer a natureza de uma mensagem e o seu nível de urgência, o pessoal da Alcor desenvolveu um sistema de código para seu próprio uso. Para membros da equipa local pode ser útil desenvolver sistemas similares. A única precaução aqui é não confundir os códigos locais com os da sede da Alcor. 


Devem ser tomados cuidados adicionais quando a única forma de contacto entre a sede da Alcor e a equipa de transporte é um dispositivo de pager. Os pagers não são de confiança, uma vez que um pager não será recebido caso um membro da equipa esteja num grande edifício construído em aço, em instalações subterrâneas, fora da área de recepção, num avião sobre várias partes do país (requer um pager nacional, que não pode ainda trabalhar num avião), em áreas montanhosas, ou em outros locais de difícil acesso. Os membros da equipa que costumam gastar quantias significativas de tempo no metro ou em instalações de aço onde uma mensagem não irá ser recebida devem fornecer à Sede da Alcor um número de telefone onde podem ser encontrados em caso de uma emergência e também organizar um protocolo para manter uma comunicação regular. É recomendável que seja estabelecido um código para mensagens de teste, para as quais não é necessário responder (a menos que a esperada mensagem de teste não seja recebida). 


Os indivíduos devem realizar a chamada de teste em todos os locais que costumam frequentar, como casa, trabalho e centros comerciais locais. Esses testes podem verificar o funcionamento do pager em locais onde o indivíduo passa a maioria do tempo, e deve ser feito antes que um transporte seja necessário. Durante as operações de transporte, o membro da equipa deve trabalhar em conjunto com a sede da Alcor para verificar o funcionamento do pager, e se o pager não responder, o membro será obrigado a ligar para a Alcor em intervalos específicos para assegurar que as linhas de comunicação estão a ser mantidas. 


Se um membro da equipa de transporte da Alcor for contactado por um familiar ou médico da Alcor, com o propósito de iniciar uma resposta de emergência, o Questionário de Informações de Emergência no apêndice deve ser completado. Todas as informações devem ser encaminhadas directamente para presidente Alcor ou para a Administração dos Serviços de Suspensão. Se nenhum estiver disponível, qualquer membro do pessoal da Alcor pode levar a informação, mas deve entrar em contato pelo menos com um deles imediatamente.

As informações importantes a disponibilizar ao pessoal da Sede da Alcor incluem o nome do membro e o número Alcor, a localização do hospital, o estado clínico do membro (incluindo a natureza da doença e prognóstico do médico), bem como o nome, número de telefone e relação do indivíduo que entrou em contato com os membros da equipa de transporte. Nomes, números de telefone, e grau de parentesco de todos os membros da família presentes também são importantes. Certifique-se que o indivíduo que contactou fornece um número com o qual pode ser imediatamente contactado (por exemplo, se eles estão na sala de espera do hospital, registe esse número).

Os membros da equipa de transporte da Alcor não devem responder a um pedido de resposta de emergência, excepto os feitos pela sede da Alcor, sem primeiro contactar a Sede Alcor para verificar o estado de adesão do paciente.

Nenhum membro da equipa de transporte deve utilizar os equipamentos e medicamentos fornecidos pela Alcor em qualquer indivíduo que não seja membro de Suspensão da Alcor, Life Extension Foundation, sem a permissão expressa por escrito do Presidente da Alcor. A transmissão por fax deste documento é aceitável, mas o documento original deve ser enviado o mais rapidamente possível por correio.

Identificação do Membro da Equipa 

Todos os membros da equipa certificada de transporte terão um crachá de identificação com fotografia. Este crachá permite a identificação imediata dos membros da equipa de representantes da Alcor. É para ser usado em todos os momentos em que haja interacção com pessoal médico. Além de fornecer o nome de reconhecimento para os membros da equipa de transporte, também fornece um elemento comum de profissionalismo para lidar com o pessoal médico, pois muitas vezes estes usam crachás de identificação similares. Estabelecer uma base comum de negociação é fundamental para a logística de transporte, uma vez que a cooperação externa (não-crionicista) geralmente depende da compreensão dos objetivos de uma suspensão criogénica.

Ao lidar com todo o pessoal médico, médicos legistas, agentes funerários, ou com a família envolvida numa suspensão iminente, ou em curso, use sempre os seus nomes. Usar qualquer denominação fará a pessoa mais confortável (Sr., Sra., Dr., nomes, etc.) crachás de identificação são boas fontes para esta e outras informações úteis. A comunicação deve ser sempre feita a um nível individual, em oposição a um nível institucional, dado que este é mais provável que dê origem a cooperação. Tenha cuidado para evitar declarações que possam afastar os indivíduos por meio de contrariar "a sua instituição". Não critique o seu escritório. Mesmo que eles odeiem o seu chefe, o seu trabalho, e seu lugar de estacionamento, você será, apesar de tudo, uma pessoa de fora tentando prejudicar a sua subsistência. Você não vai beneficiar nem garantir a cooperação desta forma.

Nos casos em que o pessoal médico ou os representantes governamentais (médicos legistas, delegados, policiais, etc) sejam hostis, esteja certo de tomar nota dos seus nomes, números de identificação e afiliação organizacionais, para além das especificidades do conflito. Esta informação ajudará a Sede da Alcor a iniciar um novo ciclo de acção, caso a suspensão de um paciente esteja em perigo. Também é recomendável que você não tome estas notas na frente das pessoas hostis, pois isso pode agravar ainda mais os conflitos.


Responsabilidade e preocupações éticas para membros da equipa


É imperativo que os membros da equipa de transporte mantenham uma distância respeitosa ao membro antes da pronunciação ocorrer, excepto nos casos em que um outro
individuo não-filiados com a Alcor também esteja presente. (A excepção natural a isto ocorre quando os parentes do paciente são igualmente membros de suspensão da Alcor e têm interesses em corresponder às expectativas da Alcor.) Acesso não supervisionado a um paciente antes do pronunciamento da morte abre a possibilidade de "conflito de interesses" e acusações. A Alcor tem a ganhar financeiramente com a morte jurídica de seus clientes, embora os crionicistas entendam que este lucro é pouco (se houver algum lucro), mas esta não é necessariamente a informação que pode ser transmitida para os outros. A ideia é esta: não deve haver possibilidade de acusar a Alcor de ter exercido influência indevida, enquanto o paciente ainda estava vivo ou acusar a Alcor de ter tomado qualquer medida para apressar a morte clínica do paciente!

Com estas precauções em mente, uma outra política dá aos membros da equipa de transporte alguma proteção legal - o da continuidade dos cuidados. Uma vez que um membro da equipa se envolva na estabilização e transporte de um cliente da Alcor, é da responsabilidade desse membro permanecer com o paciente (apesar das restrições acima deverem ser tidas em conta), até que o cliente seja entregue a outro representante da Alcor. A única excepção a isto é que esse cuidado pode ser dado a agentes da lei (mas só sob coacção). A recepção por escrito deve ser obtida para o paciente do funcionário responsável. Na recepção devem estar as seguintes informações: nome do atendimento individual assumido, número de crachá (a maioria dos funcionários da agência de aplicação da lei tem uma), hora, data e circunstâncias da descontinuidade. Uma vez que o paciente é pronunciado legalmente morto, as questões de conflito devem ser removidos.


Responsabilidade e preocupações éticas para o pessoal médico

Munidos com acusações morais, jurídicas, ou acusações territoriais contra a prática da preservação criogénica, muitos hospitais, asilos ou casas de repouso podem recusar-se a prestar qualquer assistência ao pessoal da Alcor após o pronunciamento da morte jurídica, e também podem minimizar o seu envolvimento com antecedência do pronunciamento. Quando um médico ou administrador hospitalar estiver a ser não cooperativo, sem qualquer "bom" motivo aparente, a fonte de hostilidade pode ser simplesmente um preconceito pessoal ou algo do género. Nestes casos, e se a oportunidade existir, pode-se propor debater os aspectos de criogenia com esse indivíduo (e quaisquer outros que possam estar interessados em aprender mais sobre a sua missão e sobre a Alcor) que os tornam desconfortáveis. Incentivando um debate aberto e honesto pode alterar a vontade de não cooperar naqueles que têm o controle do paciente antes de pronunciamento. No entanto, a conversa deve ser amigável e informativa. Nunca levá-la ao ponto de se tornar um obstáculo à cooperação.

Há também preocupações mais racionais - como a responsabilidade organizacional - o que pode inibir o pessoal do hospital, médicos ou administradores. Por exemplo, a não-cooperação pode ser defendido por causa da inexperiência do hospital com os procedimentos criogénicos, e, portanto, razões legais e éticas podem fazer parte da relutância em ajudar. Nestes casos, o pessoal Alcor pode oferecer ao hospital um acordo, que afirma que Alcor concorda em isentar os estabelecimentos médicos e o seu pessoal, de qualquer responsabilidade civil resultante de processos de suspensão criogénica iniciadas no local. Este acordo não se limita aos hospitais, pode também ser aplicado ao hospício ou instalações de cuidados domiciliários.)



Amostra de acordo

Acordo de isenção

A Alcor, Life Extension Foundation, 7895 Acoma East Drive, # 11O em Scottsdale, Arizona declara que ___________________________ fica isento de culpas do resultado de quaisquer actos ou decisões tomadas no que diz respeito às obrigações decorrentes do serviço da Alcor. Em troca da sua cooperação neste assunto, a Alcor libera-o a si, aos seus sucessores, ou outros agentes agindo em seu nome de toda e qualquer responsabilidade civil resultante do tratamento pós morte ou da transferência dos restos mortais do paciente para a Alcor ou seus representantes. Reconhecemos a sua falta de familiaridade com os procedimentos de suspensão criogénica e pretendemos que esta liberação de responsabilidade civil seja de larga abrangência. Sobre o paciente, pretendemos a sua colaboração, e é nossa intenção que esta cooperação será dada com a certeza de que vai ser considerado isento e livre de qualquer responsabilidade civil das consequências da sua ajuda nesta matéria.

Para além disso concordamos que este acordo de isenção será válido para os herdeiros, sucessores e membros da Alcor, Life Extension Foundation.

Este documento deve ser assinado pelo Presidente da Alcor e outro membro da Board.


Estado Legal


É importante ressaltar que a Alcor está a aceitar uma doação de corpo anatómico completo, em nome do paciente. Esta entidade é regida por leis estaduais no "Uniform Anatomical Gift Act", e alguns precedentes já foram criados para pacientes em suspensão criónica. Na Califórnia, o direito legal de uma pessoa escolher suspensão criogénica como um método alternativo para o destino dos restos corporais foi acolhido pelo sistema jurídico e tem a força da lei (Roe v. Mitchell). Uma vez que muitos estados têm leis semelhantes e olham para os precedentes dos outros estados, é provável que os processos judiciais em outras jurisdições, também sejam resolvidos a favor da Alcor. Isto foi excepcional de outra maneira: pois o tribunal emitiu uma ordem de restrição ao hospital que cuidou de Richard Jones, obrigando-os a permitir que o pessoal da Alcor iniciasse o protocolo de transporte no local (processo de arrefecimento e de suporte cardiopulmonar mecânico). Além disso, o hospital foi especificamente advertido contra atrasos desnecessários para libertar o paciente para o pessoal da Alcor. O hospital foi obrigado a libertar o paciente em duas horas após o pronunciamento da morte legal. Duas horas é muito tempo, comparado com a média, mas o hospital poderia ter atrasado muito mais tempo o processo.

A Alcor geralmente não aplica uma acção judicial durante o transporte, pois isso provavelmente iria atrasar os procedimentos de transporte de um paciente que está em sofrimento (claramente a morrer e a ser mantido vivo através de medidas extraordinárias) ou já falecido. A acção jurídica é geralmente reservada para casos que proporcionam precedentes importantes para futuros pacientes e que podem ser realizados muito antes do estado crítico de um membro. Todas as decisões relativas a acções legais pela Alcor são feitas pelo presidente da Alcor e Conselho de Administração. Cópias de decisões judiciais anteriores podem ser enviadas para os administradores dos hospitais ou assessores jurídicos, a pedido, mas isso só deve ser feito nos casos em que o hospital parece susceptível de interferir com o transporte atempado de um paciente.

Algumas cartas exemplo que podem ser úteis para garantir a cooperação ou não-interferência (de médicos) com as funções da equipa de transporte estão disponíveis para consulta no apêndice, e qualquer uma dessas cartas pode ser enviada para a equipa durante uma suspensão. Os originais podem ser obtidas pelos membros da equipa de transporte em menos de 24 horas. As cartas específicas podem ser modificadas de acordo com as diferenças circunstanciais, mas deve informar a sede da Alcor em que medida a carta (e as modificações necessárias) se adequa à situação corrente. 


Recolha de informação

Um registo de informação adequado é essencial para avaliar a qualidade de qualquer suspensão criogénica. Muito desse registo cai sobre os membros da equipa de transporte. Durante todo o processo de transporte, é extremamente importante que os nomes, informações de contato e relação com o paciente de todas as pessoas envolvidas sejam anotadas num local seguro. As informações recolhidas devem incluir os nomes e números de telefone de todo o pessoal do hospital, familiares, agentes funerários, e agentes da lei envolvidos.

A aquisição e gravação de informações é o primeiro aspecto dos procedimentos de transporte que é susceptível de ser negligenciado em circunstâncias em que a equipa é pequena. É fundamental a prioritização, e há certas informações que devem ser absolutamente registadas. Além da avaliação pós-suspensão, a presença ou ausência de boas notas serão significativas para todas as ações judiciais contra a Alcor ou pela Alcor contra a interferência de agentes ou indivíduos. Compete aos membros da equipa de transporte manter o registo dos seguintes itens:

    * Qualquer visita ao paciente por parte dos membros da equipa de  transporte. Estado mental do paciente, estatísticas vitais (se disponível), a hora do encontro, informações sobre o conteúdo da conversa, e quaisquer outros itens interessantes e potencialmente úteis, devem ser apontados.

    * Conversas significativas. Estas podem incluir conversas com familiares, médicos, administradores, etc. Os nomes das pessoas envolvidas, suas informações de contacto futuro, os temas de conversa, as atitudes expressas, as promessas feitas (por pessoa), e a data e hora da conversa, devem ser registadas.

    * A informação médica sobre a condição do paciente. Esta é uma informação que pode ser obtida a partir de pessoal hospitalar ou de um exame pessoal (de preferência discreto). Incluir a fonte da informação, o tempo providenciado, e se as informações são detalhadas no relatório médico do paciente.

    * Medicamentos administrados ao paciente! Esta informação é fundamental. Incluindo medicamentos administrados pelo o hospital e (depois do pronunciamento) pela equipa de transporte, o medicamento administrado, a posologia, a via de administração (IV periférico, tubo nasogástrico, tubo gástrico, IV venoso central, etc.) e o nome do indivíduo que aplicou os medicamentos. Apontar os medicamentos imediatamente é necessário para impedir distrações nos cuidados intensivos do paciente e assim dar continuidade a uma convenção comum e útil em que o pessoal médico opera - o pressuposto de que, se não está registado, não foi administrado.

    
* Além disso, os membros da equipa são incentivados a exercer o seu próprio julgamento para garantir que informações complementares que podem ser relevantes são gravadas.

Os membros da equipa são incentivados a levar os seus computadores pessoais ou dispositivos de gravação em transportes. Estes podem permitir a recolha e  armazenamento de informação mais eficiente.


Preparação Individual

Os transportes geralmente começam com apenas algumas horas de aviso prévio para preparação, e muitas vezes sem nenhumas. Assim, recomenda-se que todo o pessoal de transporte mantenha um kit de suspensão "Overnight" pronto em todos os momentos. A fim de cumprir os deveres administrativos e necessidades pessoais, o Kit "Overnight" deve ser subdividido numa maleta e uma pasta separada (ou mochila similar). Veja as ilustrações com os conteúdos recomendados de um Kit "Overnight". O conteúdo deve ser suficiente para pelo menos uma estadia de 48 horas. Alguns itens foram incluídos em ambas as listas, porque pode não ser adequado transportar os sacos a todo o momento.
 
Overnight Kit
Conteúdo Administrativo 

Manual de Transporte 
Manual ER  
Passaporte
Alcor ID Badge
Luvas de Exame 
Bloco de Notas / Caneta 
Gravador (opcional)
Contacto da Alcor 
Calculadora
Lanterna
Lanches Energéticos 
Material de leitura

Overnight Kit
Conteúdos Pessoais

Calças, cores escuras
Camisolas, brancas 
Bata
Toalhas 
Roupa interior (vários pares)
Sapatos confortáveis
Casaco
Medicamentos pessoais
Produtos de Higiene
Lanches Energéticos
Colchão de Ar 
Cobertor leve
Almofada pequena


Precauções de Segurança

Para se proteger contra a propagação de doenças infecciosas (como a tuberculose ou a hepatite B), vacinas são disponibilizadas para os membros do transporte e das equipas de suspensão. Essas vacinas são administradas na Alcor ou as despesas são reembolsadas (mediante comprovativo de vacinação), o membro da equipa deve preferir um médico local. As vacinas podem também estar disponíveis - de forma gratuita para doenças comuns - a partir de organizações locais de saúde. 

Não há nenhuma maneira de estar certo que qualquer paciente está livre de doenças infecciosas no momento do pronunciamento. Com algumas doenças, a incubação pode continuar por vários anos antes de qualquer sintoma aparecer, e a infecção só pode ser verificada através de um exame de sangue ou procedimento invasivo semelhantes. Dado que a causa da morte pode estar relacionada com essa infecção, precauções adequadas devem ser tomadas para evitar a disseminação de doenças durante toda a suspensão criogénica que a Alcor executa. A nenhum membro da equipa é pedido o sacrifício da própria vida pela do paciente, e manter as precauções de segurança reduz a chance desse sacrifício ocorrer por acidente.

Todo o pessoal tem de usar máscaras, cabelo coberto, e luvas resistentes a punção para entrar em contacto com o doente, quer directamente ou por fluidos do corpo do paciente. Se um doente tiver uma doença infecciosa, um invólucro resistente à água e óculos de proteção devem ser adicionados. Para os membros da equipa, cujas posições têm um maior potencial de exposição ao sangue do paciente (por exemplo, o cirurgião e o perfusionista), protectores faciais ou óculos de proteção são obrigatórios em todos os casos.


Conclusão

Logo que a resposta de emergência seja iniciada, um dos melhores métodos para garantir que o paciente receberá uma suspensão criogénica de qualidade é a certeza de que todos os preparativos de transporte que podem ser feitos com antecedência são realmente feitos com antecedência. No passado, alguns pacientes foram pronunciados mortos antes da equipa estar pronta. Isso é algo que deve ser evitado a todo custo. É um fardo difícil de carregar - saber que se poderia e deveria ter feito mais. Sob nenhuma circunstância deve ser atribuída culpa aos membros da equipa de transporte. Quando um transporte está a decorrer e situações difíceis surgem, atribuir culpas por erros prejudica o desempenho da equipa inteira. Culpar e/ou sentir-se culpado são geralmente contraproducentes. Os eventos do transporte serão avaliados assim que o paciente estiver em segurança em nitrogénio líquido, não antes. Quando erros inevitáveis ocorrem, aprenda com eles. Lembre-se, quando uma situação o deixa a desejar ter estado mais bem preparado, siga em frente. Prepare-se para a próxima vez. Lide com a situação que tem, não com a que devia ter tido.

Aplicar o senso comum básico é essencial para realizar muitas das tarefas enumeradas neste e noutros capítulos. Como mencionado inicialmente, e merecedor de repetição, o mais importante para um membro da equipa de transporte a ser lembrado é MANTER A CALMA. Nada é mais crítico para se obter a colaboração (ou pelo menos a não interferência) dos membros da família, médicos, agentes funerários, médicos legistas, etc, do que simplesmente manter uma aproximação racional e consistente na gestão da suspensão criogénica em mão.

A Sede da Alcor pode ser sempre chamada para suporte, mesmo como ouvinte para aliviar frustrações durante uma situação desagradável. (Mas lembre-se de manter a calma com os outros.) Este apoio emocional pode ser solicitado em conjunto com a contínua informação da sede e de pessoal externo da situação em curso.

Informações sobre suspensões criogénicas passadas, técnicas actuais, e dados científicos que apoiam o conceito de preservação criogénica estão disponíveis para a equipa de transporte, e cabe à equipa pedir qualquer coisa que possa melhorar o resultado de qualquer transporte. Algumas dessas informações estão contidas neste manual; muito é simplesmente referenciado. Tudo isso pode ser útil.




Ir para o Capítulo 2, Capítulo 4 ou Índice.


Página inicial | Contacte-nos | Equipa em Portugal